Notícias

Passo a passo para declarar o Imposto de Renda 2021


12/04/2021 16h35

Instale o programa da Receita Federal

O programa é gratuito e compatível com Windows, Linux, IOs e Solaris. É necessário que o computador utilizado esteja equipado com máquina virtual java (JVM), versão 1.8 ou superior.

O download deve ser realizado diretamente pelo site da Receita Federal, para que não corra o risco de cair em algum golpe virtual.

Documentação

Para preencher a documentação, precisará ter em mãos os informes de rendimentos da(s) empresa(s) em que trabalha ou trabalhou em 2019, bancos e instituições financeiras e de todas as rendas recebidas no ano passado, além de documentos pessoais.

Declaração

Ao iniciar a declaração, escolha a opção “Declaração de ajuste anual”.

Dados do contribuinte e dos dependentes

Preencha os dados pessoais exigidos, como endereço, título eleitoral, ocupação profissional e CPF. O passo seguinte é informar o nome e CPF de eventuais dependentes.

Rendimentos

Tudo que for informado pelas fontes pagadoras e instituições financeiras precisa ser declarado. Para isso, pegue os informes de rendimentos disponibilizados pelos empregadores e bancos, e digite os valores no programa da Receita. Na ficha "Rendimentos tributáveis recebidos de PJ pelo Titular", precisam ser informadas todas as fontes pagadoras e todos os valores recebidos em 2019.

Rendimentos isentos e não tributáveis, como bolsas de estudo e ganhos com a poupança, devem ser informados em ficha específica.

No caso de rendimentos com aplicações financeiras e participação nos lucros, os resultados devem ser informados na ficha "Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva".

Bens e direitos

Bens como imóveis e veículos, saldo em conta corrente e aplicações financeiras, devem ser informados na ficha "Bens e direitos”.

Pagamentos efetuados

Os gastos com despesas dedutíveis e que podem ser comprovados, como pagamentos com saúde e educação,  devem ser declarados na ficha de “Pagamentos efetuados” e precisa ser informado o CNPJ da instituição ou CPF do profissional.

Leia também: Webstory: Passo a passo para declarar Imposto de Renda

Caso opte pela declaração simplificada, abre mão de todas as deduções admitidas na legislação tributária, como aqueles gastos com educação e saúde.

Verifique pendências

Em “Verificar pendências”. Caso algum campo obrigatório não tenha sido preenchido, o programa alertará e mostrará o que ainda precisa ser informado.

Escolha modelo de tributação

O modelo de tributação pode ser completo, ou seja, por deduções legais ou por desconto simplificado. No caso, o próprio programa indicará a opção mais vantajosa.

Restituição

Para os contribuintes com direito à restituição, o sistema pede que seja informado o banco, agência e conta corrente para o depósito. Já para quem tiver imposto a pagar, pode optar pelo parcelamento.

Entregue a declaração

O último passo é clicar em “Entregar Declaração” e a declaração será salva automaticamente. Após isso, uma nova caixa aparecerá e pedirá ao contribuinte para selecionar a declaração que será entregue e clicar em “OK”.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças