Notícias

Cidadania americana: Veja o passo a passo para conseguir

Processo de naturalização necessita de diversas etapas e requisitos técnicos


14/04/2021 18h49

Quando se fala de imigração de brasileiros, os Estados Unidos é um dos países que mais atraem estas pessoas. De acordo com um estudo da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), a imigração para a terra do Tio Sam cresceu 9% em 2017.

O processo para conseguir a cidadania americana demanda diversas etapas. Para quem não nasceu em solo americano ou possui um dos pais com a cidadania do país, o modo mais convencional é conseguir residir nos Estados Unidos por mais de cinco anos. Para isso, é necessário buscar a naturalização.

De acordo com o USCIS (Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos), existem seis requisitos para se obter a naturalização. São eles:

Residência contínua: Consiste em viver no país em questão por um tempo específico (à depender da condição do imigrante, como o estado civil por exemplo). Geralmente, a data em que a pessoa se torna um “residente permanente” é a registrada no Cartão de Residente Permanente, conhecido popularmente como o “Green Card”.

Presença física: O morador precisa provar que esteve durante nos Estados Unidos por um período de 30 meses nos últimos cinco anos. Se for casado(a) com um(a) cidadão(ã)o tempo é menor. São 18 meses em três anos.

Tempo em um estado ou distrito USCIS: O Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos determina que o solicitante tenha vivido estado ou distrito no qual foi solicitada a naturalização por, ao mínimo, três meses.

Bom caráter moral: O “Bom caráter moral” diz respeito ao comportamento do imigrante em relação a lei do país. Não são considerados de bom caráter moral aqueles que cometeram crimes ou contravenções no período de cinco anos antes da solicitação de naturalização.

Inglês e Civismo: A pessoa precisa demonstrar que conhece o idioma e o básico sobre a forma de governo e a história do país.

Dedicação à Constituição: É requerido do solicitante à naturalização apoio à nação e a Constituição dos Estados Unidos.

Depois de atender a esses requisitos ao pessoa se torna capaz de solicitar a cidadania americana. O primeiro passo é preencher o Formulário N-400, depois, é preciso enviá-lo junto com documentos solicitados ao USCIS. Os documentos em outros idiomas que não o inglês necessitam de uma tradução.

Leia Também: Webstory: Como obter cidadania americana?

O imigrante precisa pagar uma taxa de U$725 para a inscrição do processo e o registro de biometria.

A pessoa que busca a cidadania também passa por um teste com o oficial do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos sobre a língua inglesa e civismo, dependendo da idade, alguns são isentos do teste do idioma.

Se o pedido for aceito, é necessário participar da Cerimônia de Naturalização. Nela, o indivíduo realiza um Juramento de Fidelidade à nação americana para receber o Certificado de Naturalização. Depois de preencher o Formulário N-445, enviado pelo USCIS, e devolver o Green Card ao estado, a pessoa deixa de ser um imigrante e é considerada uma cidadã dos Estados Unidos.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças