Notícias

União Europeia critica política ambiental do governo brasileiro em reunião

Representante do bloco europeu disse que a comunidade internacional espera compromisso urgente do país com o clima e com a biodiversidade


15/04/2021 15h50

A comunidade internacional pediu uma resposta concreta do Brasil em defesa do meio ambiente. Na última quarta-feira (14) a União Europeia criticou a política ambiental do governo de Jair Bolsonaro. Em uma reunião, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, ouviu do representante da comissão do bloco que a comunidade internacional espera compromisso urgente do país com o clima e com a biodiversidade.

Também foi dito pelo representante que o Brasil é um parceiro estratégico e já foi mais ambicioso nas metas de redução de gases poluentes.

Além de ouvir cobranças das comunidades estrangeiras, Salles é alvo de uma notícia-crime apresentada ao STF (Supremo Tribunal Federal) pela Polícia Federal do Amazonas justamente por atrapalhar ações de combate ao desmatamento ilegal.

Leia Também: Diretor-geral da OMS manda um recado aos prefeitos e cidades brasileiras

No documento, o ministro é acusado de envolvimento com organização criminosa e de "dificultar a fiscalização do poder público no trato de questões ambientais". A denúncia também inclui o senador de Roraima Telmário Mota (PROS).

A notícia-crime se refere a uma investigação de 2020, quando a PF do Amazonas apreendeu um lote de madeiras no valor equivalente 130 milhões de reais. Salles defendeu a legalidade da madeira e a ação dos madeireiros, postura contraria aos indícios de desmatamento ilegal no estado, em terras de grilagem.

Uma vez apresentada a notícia-crime, agora o STF decide se abre investigação contra o ministro e contra o senador Mota ou se arquiva o caso.

Assista á matéria do Jornal da Tarde sobre o tema que foi ao ar esta quinta (15).



ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças