Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

Todo dia 19 de abril comemora-se no Brasil e em vários outros países do continente americano o Dia do Índio ou o Dia dos Povos Indígenas. Para celebrar esta data, o site da TV Cultura separou alguns programas da casa já exibidos sobre indígenas. Confira:

No Repórter Eco do último domingo (18), foi apresentado a ação na Justiça movida por indígenas brasileiros e colombianos contra o grupo varejista francês Casino; também foi compartilhado a importância da mulher da etnia Baniwa, grupo indígena, no cultivo tradicional da pimenta; e ainda foi falado sobre o xamã e líder indígena Davi Kopenawa, que é protagonista e um dos autores do roteiro de "A Última Floresta”, filme que mostra a luta pela sobrevivência do povo Yanomami.

Veja mais:

Em um programa dos Manos e Minas, em 2018, o videorreporter Rodney Suguita foi conhecer o grupo Oz Guarani, que fazem rap como instrumento de luta e resistência dos povos indígenas.

Veja mais:

O escritor e ambientalista Kaká Werá foi um dos entrevistados do Roda Viva, em 2017. De origem indígena, ele é fundador do Instituto Arapoty, voltado à difusão dos saberes indígenas por meio da educação e de saberes sociais, e faz parte da rede Ashoka de Empreendedores Sociais.

Veja mais:

Na Matéria de Capa de 2015, o programa mostrou a história dos grupos indígenas espalhados pelo Brasil e as suas lutas diárias para continuarem com as suas terras.

Veja mais:

O Roda Viva recebeu, em 1998, Davi Yanomami, o líder espiritual e político de seu povo. Davi é um dos raros líderes indígenas a assumir a dianteira da batalha pela defesa dos direitos dos povos nativos junto aos brancos. Ele nasceu na comunidade Yanomami de Roraima, uma das maiores do Brasil. Davi discutiu assuntos como religião, cultura indígena e direitos dos índios.

Veja mais:


Leia também: Dia da Resistência Indígena: Daiara Hori Tukano reforça a importância da data para combater racismo e genocídio contra indígenas