Notícias

Segundo estudo, desmatamento na Amazônia tem pior mês de março dos últimos dez anos

Em comparação ao mesmo período no ano passado, área desmatada triplicou


19/04/2021 21h42

Um levantamento do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) divulgado nesta segunda-feira (19) mostrou que o desmatamento na Amazônia em março de 2021 teve o pior índice para o mês nos últimos dez anos.

Ao todo, foram desmatados 810 quilômetros quadrados da Amazônia, tamanho equivalente a cidade de Goiânia. A área desmatada no último mês foi três vezes maior em comparação a março do ano passado, quando 256 quilômetros quadrados foram subtraídos da floresta.

Pará e Mato Grosso concentraram 60% do desmatamento durante o mês de março. Além dos dois estados, também houve desmatamento no Amazonas, em Rondônia, em Roraima, no Maranhão, no Acre (2%) e também em Tocantins.

Os números de março refletem o que está sendo todo ano de 2021. O primeiro trimestre também apresentou recorde de desmatamento e é o maior da série de 10 anos, mais do que o dobro registrado em comparação ao mesmo período de 2020.

Leia também: Saiba como vivem os índios isolados na região da Amazônia; assista ao doc inédito

As informações do Imazon foram divulgadas faltando poucos dias para a Cúpula de Líderes sobre o Clima, convocada pelo presidente americano Joe Biden. O Brasil deverá chegar pressionado no encontro devido aos dados de desmatamento.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças