Segundo estudo, desmatamento na Amazônia tem pior mês de março dos últimos dez anos
Em comparação ao mesmo período no ano passado, área desmatada triplicou
19/04/2021 21h42
Um levantamento do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) divulgado nesta segunda-feira (19) mostrou que o desmatamento na Amazônia em março de 2021 teve o pior índice para o mês nos últimos dez anos.
Ao todo, foram desmatados 810 quilômetros quadrados da Amazônia, tamanho equivalente a cidade de Goiânia. A área desmatada no último mês foi três vezes maior em comparação a março do ano passado, quando 256 quilômetros quadrados foram subtraídos da floresta.
Pará e Mato Grosso concentraram 60% do desmatamento durante o mês de março. Além dos dois estados, também houve desmatamento no Amazonas, em Rondônia, em Roraima, no Maranhão, no Acre (2%) e também em Tocantins.
Os números de março refletem o que está sendo todo ano de 2021. O primeiro trimestre também apresentou recorde de desmatamento e é o maior da série de 10 anos, mais do que o dobro registrado em comparação ao mesmo período de 2020.
Leia também: Saiba como vivem os índios isolados na região da Amazônia; assista ao doc inédito
As informações do Imazon foram divulgadas faltando poucos dias para a Cúpula de Líderes sobre o Clima, convocada pelo presidente americano Joe Biden. O Brasil deverá chegar pressionado no encontro devido aos dados de desmatamento.
REDES SOCIAIS