Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

De acordo com estudo recente realizado nos Estados Unidos, as “palmadas” em crianças prejudicam o desenvolvimento cerebral, sendo tão nocivas quanto agressões físicas mais violentas.

A partir do mapeamento cerebral, o estudo mostrou que as crianças que apanham mobilizam mais recursos cerebrais para entender a fonte do temor de outras pessoas.

Para a psicanalista Vera Ianconelli, o castigo físico demonstra fracasso do diálogo. “Quando você mostra para a criança que a solução é física, você mostra também que existe uma fragilidade de diálogo entre as pessoas, a privando de desenvolver ferramentas de melhoria social”, explica Vera.

Leia também: SP anuncia vacinação de profissionais do transporte e pessoas com comorbidades

A psicanalista explica que o projeto de educação ideal não envolve violência, tanto consigo quanto com os outros: “É sobre encontrar recursos através de diálogo, outras expressões de sofrimento e aprender a lidar com o conflito”.

Desde 2014, o Brasil conta com a Lei da Palmada (Lei 13.010), que estabelece que crianças e adolescentes têm o direito de serem cuidados pelos pais e responsáveis sem o uso de castigo físico.

Assista a reportagem completa do Jornal da Tarde desta terça-feira (20):