Médicos alertam que as medidas contra a Covid-19 devem prevalecer e outras síndromes respiratórias da época também preocupam, como é o caso do vírus sincicial respiratório, que tem causado as ocupações das UTIs no serviço pediátrico do Hospital de Clínicas da Unicamp.
"É o vírus mais prevalente em doenças respiratórias para a gente e tem uma sazonalidade muito grande que começa em fevereiro/março e vai até o final do inverno, começo da primavera e o modo de transmissão dele é exatamente igual ao do Sars-Cov", relata o pediatra Ricardo Mendes Pereira.
Embora a proporção de crianças e adolescentes internados por Covid-19 seja menor do que no ano passado e a taxa de letalidade em comparação à primeira onda da pandemia também caiu entre a faixa etária de 0 a 19 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, ainda é necessário tomar medidas para prevenir a contaminação do vírus.
Leia também: Comissão de Direitos Humanos da Câmara discute mudanças na legislação de combate ao racismo
O pediatra lembra sobre a importância de vacinar as crianças contra a gripe. "As crianças de 6 meses a 5 anos devem ser vacinadas da gripe. A vacinação é importante para evitar que mais pessoas fiquem com doenças graves, no momento que estamos passando pela Covid-19".
Confira a matéria completa no Jornal da Tarde:
REDES SOCIAIS