Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

Em meio ao combate à pandemia da Covid-19, o negacionismo e os ataques contra a ciência dificultam o avanço científico no Brasil. Mesmo com a falta de investimentos e incentivo, a resistência persiste em pesquisas, artigos e divulgações científicas.

O Jornal da Tarde desta quarta-feira (21) recebeu Laura Marise, uma das autoras do livro ‘Super-Heróis da Ciência: 52 cientistas e suas pesquisas transformadoras’, que apresenta a história da ciência no Brasil e suas descobertas.

Além de pesquisadora e divulgadora científica, é doutora em Bioquímica e co-fundadora do canal no Youtube ‘Nunca vi 1 cientista’. “A gente pensou nesse livro como uma apresentação do que é a ciência brasileira, por quem ela já foi e ainda vai ser feita”, explica. 

Leia também: Ministério da Saúde estuda a possibilidade de utilizar o coquetel contra a Covid-19

Para ela, a divulgação científica aproxima as pessoas da ciência. Laura ainda reforça que esse processo é essencial para entender o potencial da ciência e, consequentemente, eleger pessoas que a valorizem como investimento no progresso de uma nação, assim como a educação.

“A dificuldade vem de uma desvalorização sistêmica da ciência dentro do próprio governo no poder, além do negacionismo e das outras fontes de informações desconcertantes, como o WhatsApp”, destaca a pesquisadora.

Assista a entrevista completa do Jornal da Tarde desta quarta-feira (21):