Notícias

Saúde orienta gestantes, puérperas e lactantes de grupos prioritários se vacinarem contra a Covid-19

Segundo especialistas, essas mulheres fazem parte do grupo de risco e devem ser prioridade na vacinação


21/04/2021 17h18

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quarta-feira (21), uma orientação para que gestantes, puérperas e lactantes se vacinem contra a Covid-19 caso pertençam a um dos grupos prioritários, especialmente se tiverem alguma comodidade. A recomendação está baseada em estudos nacionais e internacionais que avaliaram os riscos e os benefícios de imunizar mulheres nessas condições.

Porém, a pasta pediu cautela na hora da vacinação. Casos de gestantes sem doenças pré-existentes do público-alvo da campanha de vacinação, a recomendação é que seja realizada uma avaliação cautelosa junto ao médico, principalmente se a mulher exercer alguma atividade que a deixe mais exposta à doença.

Outro destaque na orientação foi em relação as lactantes. Aquelas que forem vacinadas contra a Covid-19 poderão continuar amamentando. Segundo pesquisa, não há evidências de riscos para a saúde do bebê.

Apesar da orientação, o ministério orienta que esse público-alvo procure os serviços de saúde somente quando chegar a fase de vacinação do grupo prioritário no qual estão inseridas.

Cuidado especial com gestantes e puérperas

Em entrevista ao Jornal da Tarde da Cultura da última terça-feira (20), a Dra. Rossana Franciso, coordenadora da divisão de obstetrícia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, falou sobre os riscos das gestantes durante essa pandemia.

Leia também: Pandemia aumenta número de crianças e adolescentes órfãos

Em 2021, a taxa semanal de morte de gestantes teve aumento de 145% em relação ao ano passado. Para a coordenadora, gestante é um grupo de risco e precisam de atenção redobrada durante a pandemia.

A recomendação que Rossana destaca é mudar as comemorações da gravidez para o plano virtual, como os chás de bebê de revelação.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)