Notícias

Cúpula do Clima: Bolsonaro diz que Brasil reduzirá emissões em 37% até 2025

Meta é de 40% até 2030, segundo Bolsonaro. Cúpula ocorre por videoconferência e é organizada pelo presidente dos Estados Unidos Joe Biden


22/04/2021 11h14

O presidente Jair Bolsonaro discursou nesta quinta-feira (22) na Cúpula do Clima organizada pelo presidente dos Estados Unidos Joe Biden. A videoconferência reune 40 líderes mundiais.

Em pronunciamento, Bolsonaro disse que "o Brasil é um dos únicos países em desenvolvimento a adotar e reafirmar uma NDC (Contribuição Nacionalmente Determinada) transversal e abrangente com metas absolutas de redução de emissões, inclusive para 2025, de 37%, e de 40% até 2030."

Ele ainda disse que o país concorda com os compromissos ambiciosos em relação ao clima e que determinou a neutralidade climática até 2050, antecipando em dez anos a previsão anterior. Além disso, reafirmou a meta de eliminar o desmatamento ilegal até 2030.

O presidente também disse que "é preciso haver justa remuneração pelos serviços ambientais prestados por nossos biomas ao planeta como forma de reconhecer o caráter econômico das atividades de conservação."

Segundo ele, "o Brasil está na vanguarda do enfrentamento ao aquecimento global. (...) O Brasil participou com menos de 1% das emissões históricas de gases de efeito estufa. No presente, respondemos por menos de 3% das emissões globais anuais e contamos com uma das matrizes energéticas mais limpas."

"No campo, promovemos uma revolução verde a partir da ciência e da inovação, produzimos mais utilizando menos recursos, o que faz da nossa agricultura uma das mais sustentáveis do planeta. Temos orgulho de conservar 84% de nosso bioma amazônico e 12% da água doce da Terra. Como resultado, somente nos últimos 15 anos, evitamos a emissão de mais de 7,8 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera", completou.

Veja o pronunciamento:


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças