Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

Neste domingo (25), o Matéria de Capa exibe a edição “Neanderthais, Os Primeiros Artistas”. O programa volta 40 mil anos na história para mostrar a extinção do homem de Neanderthal, um primo distante do ser humano da atualidade.

Estudos recentes permitem eximir de culpa o Homo Sapiens, parente mais próximo da humanidade, do desaparecimento desse grupo. Novas pesquisas levam à conclusão de que foi um conjunto de fatores que, associados, teriam selado o destino do Neanderthal.

A extinção daquela espécie ocorreu algum tempo depois da chegada do Homo Sapiens aos territórios da Europa e do Oriente Médio e é sabido que os Sapiens eram muito mais numerosos do que os primos antecessores. No entanto, esses não foram os fatores determinantes para o desaparecimento.

Leia Também: Confira os principais assuntos abordados nesta quinta-feira no 'Oito em Ponto'

Nesta edição, o Matéria de Capa também mostra o que a França fez para preservar seus importantes achados arqueológicos, além de uma ainda entrevista com Mercedes Okumura, docente do Instituto de Biociências da USP.

Com apresentação de Adriana Cimino, o programa vai ao ar a partir das 18h30, na TV Cultura.