Notícias

Butantan encaminha pedido de início de testes em humanos da ButanVac à Anvisa

Informação foi confirmada pelo diretor do Instituto Butantan em coletiva de imprensa nesta sexta (23)


23/04/2021 13h10

Em entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira (23), o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, informou que o protocolo de estudo clínico da vacina Butanvac contra a Covid-19 foi enviado à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), com pedido de autorização de testes do imunizante em humanos. 

"Hoje nós submetemos o protocolo de estudo clínico de fase 1 e 2. É um estudo que que tem uma duração máxima prevista de 20 semanas, mas que a partir da décima sexta ou sétima semana, nós poderemos ter os resultados de análise primária, e com isso, solicitar o uso emergencial [do imunizante] à Anvisa. Esperemos que isso ocorra no mais curto espaço de tempo possível", disse Dimas Covas, na ocasião.

"Nós não estamos falando aqui de um estudo clínico clássico, é um estudo de comparabilidade. Como já existem vacinas sendo aplicadas, a ideia por trás do estudo é comparar a resposta de segurança e de imunogenicidade dessa nova vacina com as demais, e com isso, demonstrar a sua eficiência",completou.

Covas também apontou que a vacina será rapidamente produzida no Brasil, de forma integral, e que não depende de nenhuma importação de matéria-prima. Ele informou que a fábrica do Instituto Butantan está liberada para iniciar a produção da Butanvac. "Esperamos ter entre os meses de junho e julho pelo menos 40 milhões de doses da vacina, que aguarda o resultado do estudo clínico", concluiu. 

O vice-governador de São Paulo Rodrigo Garcia ressaltou que "assim que a Anvisa autorizar, estamos prontos para iniciar os testes. Então, quero crer que ainda em abril podemos ter tempo de iniciar os testes da Butanvac". 



ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças