Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Rede Xingu + / YouTube
Rede Xingu + / YouTube

A bacia do Xingu, área de mais de 530 mil Km2 entre Mato Grosso e Pará, corre o risco de ser cortada em duas partes pela derrubada das árvores. O acontecimento prejudicaria povos da região, a fauna e o clima. A previsão é de relatório do Instituto Socioambiental em parceria com a ONG Rede Xingu +.

Entre 2018 e 2020, mais de 513 mil hectares de florestas foram destruídos. São 149 árvores derrubadas por minuto.

"Falta pouco menos de 50 quilômetros para uma frente de estrada alcançar a outra frente de estrada que está do outro lado. O que está segurando as duas frentes é o corredor de áreas protegidas", diz Ricardo Abad, analista do geoprocessamento do Instituto Socioambiental.

Leia também: Superlua rosa poderá ser vista do Brasil nesta madrugada

A quebra do corredor biológico é motivo de preocupação. Ele liga parte da floresta densa com uma região de transição na cabeceira do Rio Xingu. As florestas da bacia do Xingu representam uma das maiores e mais estáveis reservas de carbono da Amazônia Oriental. O desmatamento ainda atinge os 26 povos indígenas da região, uma vez que mata espécies que servem de caça.

Confira reportagem do Jornal da Tarde: