IPEA: Déficit habitacional do Brasil é de 8 milhões de moradias
Só em São Paulo, a falta de um local para morar afeta mais de 1 milhão de pessoas
27/04/2021 17h33
O déficit habitacional no Brasil é de 8 milhões de moradias, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Só em São Paulo, a falta de um local para morar afeta mais de 1 milhão de pessoas. Ainda no estado, 3 milhões vivem em situação considerada inadequada.
Nesse cenário, o número de invasões e ocupações cresce. Atualmente, o Ministério Público investiga a articulação desses movimentos na cidade. "O que nós percebemos é que existe uma atuação organizada, sintonizada por parte de grupo de pessoas que invadem áreas protegidas, áreas de mananciais, de forma clandestina, sem autorização dos órgãos públicos", diz Arthur de Lemos Júnior, coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal do MPSP.
Leia também: Mãe e filho furtam picanha em mercado para alugar casa em Poços de Caldas (MG)
Para Rafael Alcadipani da Silveira, professor da FGV, faltam políticas públicas para impedir a interferência de grupos organizados nesses tipos de ocupações. "Essa exclusão que leva as pessoas à morarem em situação precária é um terreno muito fértil para o crime organizado", completa.
Confira reportagem do Jornal da Tarde:
REDES SOCIAIS