Notícias

Cármen Lúcia manda notícias-crime contra Ricardo Salles para a Procuradoria-Geral da República

Ministra do STF vê “gravidade incontestável” nos casos e pede para que PGR se manifeste. Ministro do Meio Ambiente teria dificultado investigações da Polícia Federal contra madeireiros


27/04/2021 21h31

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia determinou, nesta terça-feira (27), que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre as duas notícias-crime contra Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente. Ele é acusado de atrapalhar a apuração da maior apreensão de madeira do país.

De acordo com a ministra, os fatos são de “gravidade incontestável e envolvem um tema de significação maior para a vida saudável do planeta, como é a questão ambiental". Um dos pedidos de investigação foi apresentado por Alexandre Saraiva, ex-superintendente da Polícia Federal (PF) no Amazonas, que foi exonerado na semana seguinte da denúncia.

As notícias-crime são de que Salles, o senador Telmário Mota (Pros/RR) e Eduardo Bom, presidente do Ibama, tenham agido de forma a dificultar a investigação da PF sobre a apreensão de mais de 200 mil metros cúbicos de maneira e estão defendendo o interesse de madeireiros.

“Vindo a esta relatoria notícia-crime de gravidade incontestável e de descrição minudente de aparente antijuridicidade de práticas relatadas, há de se determinar o encaminhamento da petição para exame do Procurador-Geral da República e para o exercício de suas atribuições constitucionais”, argumentou Lúcia.

Leia também: Ministro da Casa Civil afirma que tomou vacina escondido: "Orientação era para não criar caso"

A ministra também cobrou uma atuação firme da PGR, pois ela é responsável por definir ou não a abertura de uma investigação formal. Se o caso for arquivado, Lúcia cobra uma justificativa.

Mesmo com a exoneração de Alexandre Saraiva do cargo de superintendente, ele continua à frente da investigação.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças