Notícias

Governo de São Paulo prorroga fase de transição até 9 de maio e amplia horário do comércio no estado

Com a queda no número de internações, governo decidiu por manter comércios abertos durante o mês de maio


28/04/2021 14h48

Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (28), o governo de São Paulo anunciou a prorrogação da fase de transição do Plano SP até 9 de maio, que, inicialmente, iria até o próximo sábado (1º). Além disso, o horário do comércio e do setor de serviços será ampliado e os estabelecimentos poderão funcionar das 6h até às 20h, igual a fase laranja.

"Nós estamos tendo uma redução de leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) ocupados de mais ou menos 1% por semana. Essa redução continua se sustentando, mas precisamos novamente deste trabalho 25% de ocupação, toque de recolher, teletrabalho para as atividades administrativas não essenciais e o escalonamento do horário de entrada e de saída de comércios e indústria”, disse Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico.

Até sexta-feira (30), seguem as regras estabelecidas anteriormente, com o comércio funcionando das 11h às 19h e limite de 8h para alguns setores. O limite de 25% de ocupação nos estabelecimentos e o toque de recolher entre as 20h e 5h continuam até dia 9.

Parques estaduais e municipais permanecerão com o horário de funcionamento estabelecido anteriormente, das 6h às 18h.

Leia também: Produção da vacina Butanvac começa nesta quarta (28), diz governo de SP

As mudanças nas medidas de restrição estão acontecendo devido a diminuição na taxa de ocupação de UTIs e de mortes no estado. Paulo Menezes, um dos principais nomes do Centro de Contingência do estado, explicou a atual situação de São Paulo: “no pico da segunda onda, nós tínhamos, no estado, 500 casos novos a cada 14 dias por 100 mil habitantes. Na média, algumas regiões chegaram a apresentar mais de 800 casos novos por 100.000 habitantes em duas semanas. Esse número, hoje, está em 423, uma redução de cerca de 35% ao longo desse período".

Mudanças no Plano SP

Na próxima semana, o governo de São Paulo deve anunciar uma reformulação no Plano SP. O objetivo seria se adaptar a nova realidade da pandemia, com números mais altos de internação e novos casos, e também com uma parcela da população vacinada.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças