Notícias

CPI da Covid se reúne nesta quinta (29) para votar plano de trabalho e requerimentos

Segundo o Senado, até a manhã de quarta-feira (28), a CPI recebeu 173 requerimentos, sendo 58 deles para a convocação de testemunhas 


29/04/2021 09h00

A CPI da Covid se reúne nesta quinta-feira (29), às 9h, para votar o plano de trabalhorequerimentos apresentados por senadores. Segundo texto divulgado pelo Senado, "até a manhã desta quarta-feira (28), a CPI da Pandemia recebeu 173 requerimentos58 deles para a convocação de testemunhas."

Na última terça-feira (27) o relator da Comissão Renan Calheiros apresentou o plano inicial de trabalho e sugeriu que o ministro da Saúde Marcelo Queiroga fosse convocado, assim como os antecessores Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich e Eduardo Pazuello.

Além dos quatro ministros da Saúde que atuaram durante a pandemia, existem requerimentos para que outros três auxiliares do presidente Jair Bolsonaro sejam convocados. São eles: Paulo Guedes (Economia), Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações) e Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União).

Calheiros anunciou ainda que pretende solicitar informações sobre contratações e tratativas para a aquisição de vacinas, além de todas as regulamentações do governo federal para temas como isolamento social e quarentena. Ele também afirmou que deve solicitar registros do Executivo sobre medicamentos sem eficácia comprovada e tratamentos precoces contra a Covid-19.

"senadores apresentaram ainda requerimentos para ouvir o ex-secretário especial de Comunicação Social da Presidência da República, Fabio Wajngarten. Em entrevista à revista Veja, ele afirmou que houve “incompetência” e “ineficiência” de gestores do Ministério da Saúde para negociar a compra de vacinas", de acordo com texto do Senado.

Outros requerimentos sugerem a convocação do ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo para esclarecer o processo de aquisição de insumos e vacinas no mercado internacional. Os parlamentares apresentaram ainda um pedido para a convocação do ex-comandante do Exército general Edson Pujol. O Laboratório do Exército intensificou a produção de cloroquina, durante sua gestão.

O nome do diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) Antônio Barra Torres também está na lista dos potenciais convocados. 

Ainda segundo o Senado, "o suposto desvio de recursos repassados pela União a estados e municípios é tema de uma série de requerimentos de convocação e pedidos de informação. Os senadores sugerem a oitiva do diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Maiurino. Se o requerimento for aprovado, ele deve expor detalhes de 76 operações realizadas para investigar desvios de R$ 2,1 bilhões em contratos firmados por estados e municípios no enfrentamento à pandemia."



ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças