Notícias

SP: Botucatu participa de pesquisa inédita de vacinação em massa contra a Covid-19

O estudo irá analisar a efetividade da vacina produzida pela Fiocruz contra todas as cepas que circulam na cidade


29/04/2021 13h10

O Ministério da Saúde anunciou que irá vacinar toda a população de Botucatu, interior de São Paulo, contra a Covid-19. A iniciativa faz parte de uma pesquisa que procura avaliar a eficácia do imunizante Oxford/AstraZeneca, distribuído no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), contra novas cepas do coronavírus.

O estudo foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e as doses da vacina serão doadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) do governo federal. A duração da pesquisa é estimada em oito meses e incluirá a aplicação das duas doses, além do acompanhamento da população que recebeu essas vacinas.

De acordo com o Ministério da Saúde, Botucatu foi escolhida porque reúne uma série de condições que fazem da região o local ideal para esse tipo de análise, como a testagem de todos os sintomáticos de síndromes gripais com o exame RT-PCR.

Leia também: DF: Com novas remessas, governo espera vacinar idosos de 60 e 61 anos contra a Covid-19

A pasta também informa que, o município tem cerca de 150 mil habitantes - 106 mil são maiores de 18 anos. Pelo projeto de vacinação em massa, todos esses serão vacinados, e os casos positivos na região, sequenciados. Com isso, será possível saber a efetividade da vacina produzida pela Fiocruz contra todas as cepas que circulam na cidade.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças