Notícias

Passo a passo para tirar passaporte


29/04/2021 15h10

Solicitação no site da Polícia Federal

O primeiro passo é preencher um formulário com a solicitação no site da Polícia Federal e fornecer informações pessoais, documentos e dados complementares.

Após revisar e confirmar os dados informados, será gerado um protocolo com a solicitação e boleto da Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento.

Pagamento de boleto

Atualmente o valor para tirar o passaporte é de R$ 257,25. É preciso levar o comprovante de pagamento impresso ao Departamento da Polícia Federal, para que, após isso, seja agendado um horário no site da PF para a entrega dos documentos.

Agende atendimento

Ao acessar novamente o site, o sistema indicará cidades e postos disponíveis, assim como dias e horários livres em cada um deles para que agende o atendimento.

Documentos necessários

Na data e horário agendados deve-se comparecer com os seguintes documentos:

- Documento de Identidade: Carteira de Identidade (RG), Carteira de Habilitação com foto ou Carteira de Trabalho. O passaporte anterior também é válido;

- Certidão de casamento: Caso tenha mudado de nome;

- CPF: Se o número estiver no documento de identidade, não é necessário apresentar o original;

- Certificado de Naturalização: Para os naturalizados.

Não é preciso levar foto 3x4, já que uma nova fotografia será tirada quando apresentar os documentos. As digitais também serão colhidas, assim como a assinatura.

Leia também: Webstory: Passo a passo para tirar passaporte

Caso o objetivo seja renovar o passaporte, é obrigatório levar o documento anterior, caso ele seja comum ou de emergência, e esteja válido. De qualquer forma, a PF recomenda levar o passaporte antigo, mesmo que esteja inválido, para que ele seja cancelado fisicamente.

Para verificar como está sendo realizado o atendimento em cada estado durante a pandemia do novo coronavírus, clique aqui.

Retire o passaporte

Retire o passaporte pessoalmente apresentando o RG e o protocolo que foi entregue no dia em que compareceu na PF. Após isso estará liberado para realizar uma viagem internacional.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças