Polícia Militar de São Paulo implanta a Patrulha Maria da Penha para todo o estado
O projeto atende mulheres que já sofreram violência e possuem medida protetiva
30/04/2021 14h55
A Polícia Militar de São Paulo implantou nesta semana a Patrulha Maria da Penha para todo o estado. O projeto atende mulheres que já sofreram violência e possuem medida protetiva.
O número de denúncias de violência doméstica aumentou em 255% no último ano. A violência contra a mulher puxou a alta, com um crescimento de cerca de 555%. Os cálculos foram realizados a partir de dados do Disque Denúncia (181) da Secretaria de Segurança Pública de SP.
Todos que atuam nas ruas passaram por uma capacitação que inclui conhecimento sobre dados de violência doméstica no Brasil, legislação e redes de apoio. A Patrulha será formada por dois PMs masculinos e uma feminina, que irão agendar uma visita à vítima. Com o uso do SOS Mulher no celular, a profissional mulher irá orientar a vítima sobre qualquer demanda que necessite.
A medida foi instituída pela Lei 17.260/20, de autoria do deputado Tenente Nascimento (PSL), que ressalta que esse é um momento importante para o monitoramento de mulheres vítimas de violência, uma vez que muitas delas em decorrência da pandemia sofreram mais ameaças. "A violência contra a mulher é uma realidade, o Patrulha Maria da Penha pode atuar especialmente nestes casos de mulheres que correm risco".
Veja a matéria completa no Jornal da Tarde:
REDES SOCIAIS