Notícias

PF intima Sonia Guajajara sob acusação de difamar o governo federal

Web-série “Maracá”, da líder indígena, denuncia violações de direitos cometidas contra os povos nativos durante a pandemia


30/04/2021 15h52

A Polícia Federal (PF) intimou a líder indígena Sonia Guajajara, coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) para depor em um inquérito sobre difamação aberto a pedido da Fundação Nacional do Índio (Funai), que acusa a ativista e a entidade de difamarem o governo federal com a web-série "Maracá".

Lançada no ano passado, a web-série denunciou violações de direitos cometidas contra os povos indígenas no contexto da pandemia da Covid-19 - denúncias que foram reconhecidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A Apib diz que a intimação feita na última segunda-feira (26) mostra que o governo federal tenta criminalizar o movimento indígena em um ato de perseguição política e racista.

"Os discursos carregados de racismo e ódio do Governo Federal estimulam violações contra nossas comunidades e paralisa as ações do Estado que deveriam promover assistência, proteção e garantias de direitos. E agora, o Governo busca intimidar os povos indígenas em uma nítida tentativa de cercear nossa liberdade de expressão, que é a ferramenta mais importante para denunciar as violações de direitos humanos. Atualmente mais da metade dos povos indígenas foram diretamente atingidos pela Covid-19, com mais de 53 mil casos confirmados e 1059 mortos", diz a Apib em comunicado.

"Não irão prender nossos corpos e jamais calarão nossas vozes. Seguiremos lutando pela defesa dos direitos fundamentais dos povos indígenas e pela vida!", finaliza o documento.

Sonia Guajajara se pronunciou sobre a intimação, nesta sexta-feira (30), no Twitter.

O site da TV Cultura entrou em contato com a ativista para maiores esclarecimentos, mas até a publicação desta nota, não obteve retorno.

Leia também: Jair Bolsonaro participa de almoço de negócios com 48 empresárias brasileiras

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças