Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

No Estação Livre desta sexta (30), a pauta é gastronomia na cultura afrobrasileira. Para falar sobre o assunto, o programa contou a história do chef baiano Moacir Santana, que fala sobre sua trajetória e as influências da culinária africana em seu trabalho.

Criado em um orfanato na Bahia, Moacir descobriu a paixão pela comida ainda na infância e de um jeito inusitado: do castigo de lavar pratos e panelas, ele passou a ajudar as cozinheiras a preparar os alimentos. "Quando eu me vi, já estava cozinhando para mais de 50 pessoas. Foi o castigo, foi o que me tornou esse profissional que sou hoje, que eu tanto amo", conta. 

"Lá na Bahia a gente tem muita influência africana, é meio que misturado: um pouco da portuguesa, da francesa. Eu gosto de trazer muito essa coisa da comida reconfortante, aquela comida com fartura. Acho que a minha comida se encaixa na comfort food, aquela que você come e fala 'nossa, o tempero do seu feijão lembra o da minha avó'. Isso para mim não tem dinheiro que pague", continua o chef. 

"Alta gastronomia é comida gostosa. O que seria alta e baixa gastronomia? Alta gastronomia é coisa cara? Não, acho que alta gastronomia é uma comida de qualidade, que você senta, come e sai feliz", completa. 

Confira a reportagem:


Para falar sobre gastronomia, a jornalista Cris Guterres recebe Aline Chermoula, chef, historiadora e pesquisadora de culinária afro-brasileira, e Paulo Rocha, chef confeiteiro do restaurante Président e Ça-Va, do Chef Erick Jacquin.

Assista ao Estação Livre na íntegra:

O programa é parte da nova grade de jornalismo da TV Cultura. A emissora, que já tinha em sua programação o Roda Viva e o #Provoca, às segundas e terças-feiras, no início de 2021 lançou os programas Manhattan Connection e Linhas Cruzadas, às quartas e quintas-feiras, e agora, completa a faixa semanal das 22h, com o Estação Livre.