Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

A culinária na cultura afrobrasileira é o tema Estação Livre desta sexta (30). Por isso, a reportagem do programa foi até o centro de São Paulo para conhecer Melanito Biyouha, uma chef que trouxe os sabores da África para a capital paulista. 

Natural de Camarões, na África Central, Biyouha se mudou para o Brasil em 2003. "Vim para passear e acabei ficando. A primeira coisa que eu tinha percebido naquele momento é que o Brasil era uma terra praticamente virgem ainda, que precisava de coisas novas. E aí eu descobri que não tinha restaurante africano e nasceu a ideia", conta.

"O africano que vem aqui vem para matar a saudade da comida da mãe. Os brasileiros são uma alegria muito grande, porque ali muitos se encontraram e descobriram o que era verdadeiramente a história do continente africano na área gastronômica", continua a chef. 

Ela também enfatiza a importância de apresentar a gastronomia e a cultura africana ao povo brasileiro: "A gastronomia africana é muito rica. [...] A gente aqui está tentando mostrar que o nosso continente tem uma beleza escondida. Nossos ancestrais vieram aqui com a mão amarrada, mas eles nos deixaram a cultura e isso até hoje nos acompanha. Então, em qualquer lugar do mundo, aonde o africano vai, ele vai com a história e a cultura dele". 

Confira a reportagem:

Para falar sobre o assunto, a jornalista Cris Guterres recebe no estúdio Aline Chermoula, chef, historiadora e pesquisadora de culinária afrobrasileira, e Paulo Rocha, chef confeiteiro do restaurante Président e Ça-Va, do Chef Erick Jacquin.

Assista ao Estação Livre na íntegra:

O programa é parte da nova grade de jornalismo da TV Cultura. A emissora, que já tinha em sua programação o Roda Viva e o #Provoca, às segundas e terças-feiras, no início de 2021 lançou os programas Manhattan Connection e Linhas Cruzadas, às quartas e quintas-feiras, e agora, completa a faixa semanal das 22h, com o Estação Livre.