O primeiro paciente vivo a ter um rim de porco geneticamente modificado transplantado para o seu organismo morreu no último sábado (11), pouco mais de um mês após a cirurgia. O anúncio foi feito pelo Hospital Geral de Massachusetts, no qual o procedimento foi realizado.
Em nota, o estabelecimento alegou estar "profundamente triste com o falecimento repentino do senhor Rick Slayman".
A instituição, entretanto, não apontou uma ligação direta entre o transplante e o óbito: "não temos nenhuma indicação de que tenha sido resultado de seu recente transplante".
Leia mais: Incêndios florestais fazem milhares de pessoas deixarem suas residências no Canadá
Quase metade de todas as escolas estaduais do RS foram danificadas pelas tempestades
Por meio de um comunicado, familiares de Slayman ressaltou a importância que seu caso teve para o avanço da medicina e da ciência: "nossa família está profundamente triste com o falecimento repentino de nosso amado Rick, mas fica muito consolada em saber que ele inspirou tantos. Milhões de pessoas em todo o mundo conheceram a história de Rick".
"Sua esperança e seu otimismo durarão para sempre. Seu legado inspirará pacientes, pesquisadores e profissionais de saúde em todos os lugares. Nossa família pede privacidade respeitosamente", conclui o texto da família.
REDES SOCIAIS