Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Flickr/Ministério da Saúde
Flickr/Ministério da Saúde

Durante evento com empresários em São Paulo nesta segunda-feira (3), o ministro da Saúde Marcelo Queiroga inflou os números da vacinação no país. Ele afirmou que 18% dos brasileiros receberam as duas doses do imunizante. Porém, segundo o consórcio de veículos de imprensa, até o último domingo (2), apenas 7,49% da população recebeu as duas doses, representando 15.869.985 pessoas.

"Hoje já temos imunizados com as duas doses cerca de 18% da população brasileira. Isso é um dado importante, e vamos avançar mais. Mais de 70 milhões de doses de vacinas já [foram] distribuídas”, disse o ministro.

Os números são equivocados também em relação a primeira dose. Foram vacinados 31.875.681 pessoas com apenas metade do imunizante, o que representa 15% da população brasileira.

Outro erro cometido por Queiroga foi em relação ao números de vacinas distribuídos aos estados. Não foram 70 milhões de doses, como ele falou, mas 64 milhões. Os dados são do próprio site do Ministério da Saúde.

Leia também: Atriz Bárbara Bruno, filha de Nicette Bruno, é intubada por complicações da Covid-19

O ritmo da vacinação ainda é lento no país. No último domingo (2), foram aplicadas 109.607 vacinas no Brasil, sendo 63.595 da primeira dose e 46.012 da segunda. Segundo levantamento do Our World in Data, o país é o 11º colocado em vacinação proporcional da população.

Vacinas da Pfizer

O ministro da Saúde também falou sobre uma nova aquisição de vacinas da Pfizer. Segundo Queiroga, o país está na eminência de assinar um novo contrato com a farmacêutica.

"Um contrato com a Pfizer já está na iminência de ser fechado, para 100 milhões de doses de vacina. Ou seja, o Brasil terá à disposição da sua sociedade 200 milhões de doses da vacina Pfizer”, explicou Queiroga.

De acordo com ele, o segundo contrato prevê a entrega de 35 milhões de vacinas da Pfizer em outubro. Vale lembrar que o Ministério começa a distribuição das primeiras doses da farmacêutica nesta semana.

Neste primeiro momento, serão enviadas aos estados e ao Distrito Federal 499,5 mil unidades do imunizante para aplicação da 1º dose. Para esta vacina, o intervalo entre as duas doses é de 12 semanas (3 meses).