Acervos da Cinemateca estão sem cuidados. Entidade está fechada desde julho do ano passado
Instituição fica na cidade de São Paulo e guarda a memória audiovisual do país
03/05/2021 15h50
Os acervos da Cinemateca enfrentam descuidos. A sede da instituição, vinculada ao Ministério de Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura, fica na cidade de São Paulo, e guarda a memória audiovisual do país. A entidade está fechada desde julho do ano passado por conta do término do contrato com a organização social que a administrava.
"Esse acervo precisa ser monitorado por técnicos especializados, técnicos que tenham uma expertise no manuseio e na manutenção desse material. Consequentemente, seria necessário, até que seja escolhida uma nova organização social para gerir a Cinemateca, a manutenção desse acervo", disse Roberto Gervitz, coordenador do SOS Cinemateca da Associação Paulista de Cineastas
Além dos 240 mil rolos de película, a Cinemateca ainda guarda 1 milhão de documentos referentes à memória do audiovisual do país.
O Jornal Tarde entrou em contato com a Secretaria Especial da Cultura, ligada ao Ministério do Turismo, para mais esclarecimentos, mas não obteve retorno.
REDES SOCIAIS