Notícias

Acervos da Cinemateca estão sem cuidados. Entidade está fechada desde julho do ano passado

Instituição fica na cidade de São Paulo e guarda a memória audiovisual do país


03/05/2021 15h50

Os acervos da Cinemateca enfrentam descuidos. A sede da instituição, vinculada ao Ministério de Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura, fica na cidade de São Paulo, e guarda a memória audiovisual do país. A entidade está fechada desde julho do ano passado por conta do término do contrato com a organização social que a administrava. 

"Esse acervo precisa ser monitorado por técnicos especializados, técnicos que tenham uma expertise no manuseio e na manutenção desse material. Consequentemente, seria necessário, até que seja escolhida uma nova organização social para gerir a Cinemateca, a manutenção desse acervo", disse Roberto Gervitz, coordenador do SOS Cinemateca da Associação Paulista de Cineastas

Além dos 240 mil rolos de película, a Cinemateca ainda guarda 1 milhão de documentos referentes à memória do audiovisual do país. 

O Jornal Tarde entrou em contato com a Secretaria Especial da Cultura, ligada ao Ministério do Turismo, para mais esclarecimentos, mas não obteve retorno. 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças