Cortella, Karnal e Pondé dão dicas de leitura para o Dia do Leitor
06/01/2017 15h08
Neste sábado (7), comemora-se o Dia do Leitor. A data, que homenageia anualmente os autores que se dedicam a escrever um livro, ou às pessoas que simplesmente têm o prazer de ler uma boa história, é celebrada em todo o Brasil.
Para não deixar o dia em branco, a #TVCultura pediu dicas de leitura a três pensadores contemporâneos: ao historiador Leandro Karnal e aos filósofos Luiz Felipe Pondé e o Mario Sérgio Cortella. Confira abaixo as indicações dos livros:
Leandro Karnal
Livro: Sapiens: Uma breve história da humanidade
Autor: Yuval Harari.
Comentário: “É uma breve história da humanidade e conta um pouquinho sobre a perspectiva do Homo Sapiens e o porquê da vitória dessa espécie sobre as outras espécies da humanidade”, Leandro Karnal.
Sinopse: O autor repassa a história da humanidade, ou do homo sapiens, desde o surgimento da espécie durante a pré-história até o presente, mas em vez de apenas 'inventariar' os fatos históricos, ele os relaciona com questões do presente e os questiona de maneira surpreendente. Além disso, para cada fato ou crença que temos como certa hoje em dia, o autor apresenta as diversas interpretações existentes a partir de diferentes pontos de vista, inclusive as muito atuais, e vai além, sugerindo interpretações muitas vezes desconcertantes.
Livro: Todos os contos
Autor: Benjamin Moser.
Comentário: “Benjamin Moser, biógrafo da Clarice Lispector, selecionou todos os contos dela, que são peças incríveis e muito boas”, Leandro Karnal.
Sinopse: A coletânea, que reúne pela primeira vez todos os contos da escritora Clarice Lispector em um único volume, foi organizada pelo biógrafo Benjamin Moser.
Livro: Por que fazemos o que fazemos?
Autor: Mario Sergio Cortella.
Comentário: “Um livro sobre a motivação humana, a prioridade e os valores que nos movem”, Leandro Karnal.
Sinopse: Mario Sergio Cortella desvenda em “Por que fazemos o que fazemos?” as principais preocupações com relação ao trabalho. Dividido em vinte capítulos, ele aborda questões como a importância de ter uma vida com propósito, a motivação em tempos difíceis, os valores e a lealdade – a si e ao seu emprego.
Luiz Felipe Pondé
Livro: Felicidade ou morte
Autores: Leandro Karnal e Clóvis de Barros.
Comentário: “É um livro bastante divertido e interessante”, Luiz Felipe Pondé.
Sinopse: O desejo pela felicidade parece ser mesmo uma constante de nosso tempo. Clóvis de Barros Filho e Leandro Karnal passeiam pela história e pela filosofia para pontuar como cada época e sociedade estabelecem sua própria definição das circunstâncias para o que seja uma vida feliz.
Livro: Mal estar na civilização
Autor: Freud.
Comentário: “Um clássico”, Luiz Felipe Pondé.
Sinopse: Freud nos faz perceber que o indivíduo não pode ser feliz em sociedade, por mais avanços tecnológicos e científicos que tenhamos.
Livro: Bíblia
Comentário: “Acho que sempre faz bem. Principalmente, o velho testamento, que acho mais interessante”, Luiz Felipe Pondé.
Mario Sergio Cortella
Livro: Discurso do método
Autor: René Descartes.
Comentário: “Ele nos ensina a pensar de maneira metódica e raciocinada. Por isso vale muito”, Mario Sergio Cortella.
Sinopse: Trata-se de um manual da razão, um prático "modo de usar". Moderno, Descartes postulava a ideia de que a razão deveria permear todos os domínios da vida humana e que a apreciação racional era parâmetro para todas as coisas, numa atividade libertadora, voltada contra qualquer dogmatismo.
Livro: Memórias póstumas de Brás Cubas
Autor: Machado de Assis.
Comentário: “Traz algo delicioso sobre o realismo da nova literatura, com um morto contando a história em um livro. E a história dele é genial”, Mario Sergio Cortella.
Sinopse: Brás Cubas é um homem rico e solteiro que, depois de morto, resolve se dedicar à tarefa de narrar sua própria vida. Dessa perspectiva, emite opiniões sem se preocupar com o julgamento que os vivos podem fazer dele. De sua infância, registra apenas o contato com um colega de escola, Quincas Borba, e o comportamento de menino endiabrado, que o fazia maltratar o escravo Prudêncio e atrapalhar os amores adúlteros de uma amiga da família, D. Eusébia. Da juventude, resgata o envolvimento com uma prostituta de luxo, Marcela.
Livro: Criação
Autor: Gore Vidal.
Comentário: “É um romance histórico sobre um suposto embaixador na corte de Xerxes, na Pérsia, que vive no século quinto A.C e encontra Confúcio. Juntos, circulam pelo mundo”, Mario Sergio Cortella.
Sinopse: Em “Criação”, Gore Vidal reconstrói uma das épocas mais turbulentas e fascinantes da história da humanidade, o século V. a.C. – período em que se conceberam ideias filosóficas, sociais e políticas que mudaram o curso do mundo antigo. O personagem principal de “Criação” é Ciro, neto do profeta Zoroastro. Ciro simboliza, em sua peregrinação, em busca do sentido das coisas e da vida, o único esforço que dignifica o homem: a luta pela Justiça e pela Liberdade.
REDES SOCIAIS