Arte e Cultura

Cortella, Karnal e Pondé dão dicas de leitura para o Dia do Leitor


06/01/2017 15h08

Neste sábado (7), comemora-se o Dia do Leitor. A data, que homenageia anualmente os autores que se dedicam a escrever um livro, ou às pessoas que simplesmente têm o prazer de ler uma boa história, é celebrada em todo o Brasil.

Para não deixar o dia em branco, a #TVCultura pediu dicas de leitura a três pensadores contemporâneos: ao historiador Leandro Karnal e aos filósofos Luiz Felipe Pondé e o Mario Sérgio Cortella. Confira abaixo as indicações dos livros:

Leandro Karnal

Livro: Sapiens: Uma breve história da humanidade

Autor: Yuval Harari.

Comentário: “É uma breve história da humanidade e conta um pouquinho sobre a perspectiva do Homo Sapiens e o porquê da vitória dessa espécie sobre as outras espécies da humanidade”, Leandro Karnal.

Sinopse: O autor repassa a história da humanidade, ou do homo sapiens, desde o surgimento da espécie durante a pré-história até o presente, mas em vez de apenas 'inventariar' os fatos históricos, ele os relaciona com questões do presente e os questiona de maneira surpreendente. Além disso, para cada fato ou crença que temos como certa hoje em dia, o autor apresenta as diversas interpretações existentes a partir de diferentes pontos de vista, inclusive as muito atuais, e vai além, sugerindo interpretações muitas vezes desconcertantes.

Livro: Todos os contos

Autor: Benjamin Moser.

Comentário: “Benjamin Moser, biógrafo da Clarice Lispector, selecionou todos os contos dela, que são peças incríveis e muito boas”, Leandro Karnal.

Sinopse: A coletânea, que reúne pela primeira vez todos os contos da escritora Clarice Lispector em um único volume, foi organizada pelo biógrafo Benjamin Moser.

Livro: Por que fazemos o que fazemos?

Autor: Mario Sergio Cortella.

Comentário: “Um livro sobre a motivação humana, a prioridade e os valores que nos movem”, Leandro Karnal.

Sinopse: Mario Sergio Cortella desvenda emPor que fazemos o que fazemos?” as principais preocupações com relação ao trabalho. Dividido em vinte capítulos, ele aborda questões como a importância de ter uma vida com propósito, a motivação em tempos difíceis, os valores e a lealdade – a si e ao seu emprego.

Luiz Felipe Pondé

Livro: Felicidade ou morte

Autores: Leandro Karnal e Clóvis de Barros.

Comentário: “É um livro bastante divertido e interessante”, Luiz Felipe Pondé.

Sinopse: O desejo pela felicidade parece ser mesmo uma constante de nosso tempo. Clóvis de Barros Filho e Leandro Karnal passeiam pela história e pela filosofia para pontuar como cada época e sociedade estabelecem sua própria definição das circunstâncias para o que seja uma vida feliz.

Livro: Mal estar na civilização

Autor: Freud.

Comentário: “Um clássico”, Luiz Felipe Pondé.

Sinopse: Freud nos faz perceber que o indivíduo não pode ser feliz em sociedade, por mais avanços tecnológicos e científicos que tenhamos.

Livro: Bíblia

Comentário: “Acho que sempre faz bem. Principalmente, o velho testamento, que acho mais interessante”, Luiz Felipe Pondé.

Mario Sergio Cortella

Livro: Discurso do método

Autor: René Descartes.

Comentário: “Ele nos ensina a pensar de maneira metódica e raciocinada. Por isso vale muito”, Mario Sergio Cortella.

Sinopse: Trata-se de um manual da razão, um prático "modo de usar". Moderno, Descartes postulava a ideia de que a razão deveria permear todos os domínios da vida humana e que a apreciação racional era parâmetro para todas as coisas, numa atividade libertadora, voltada contra qualquer dogmatismo.

Livro: Memórias póstumas de Brás Cubas

Autor: Machado de Assis.

Comentário: “Traz algo delicioso sobre o realismo da nova literatura, com um morto contando a história em um livro. E a história dele é genial”, Mario Sergio Cortella.

Sinopse: Brás Cubas é um homem rico e solteiro que, depois de morto, resolve se dedicar à tarefa de narrar sua própria vida. Dessa perspectiva, emite opiniões sem se preocupar com o julgamento que os vivos podem fazer dele. De sua infância, registra apenas o contato com um colega de escola, Quincas Borba, e o comportamento de menino endiabrado, que o fazia maltratar o escravo Prudêncio e atrapalhar os amores adúlteros de uma amiga da família, D. Eusébia. Da juventude, resgata o envolvimento com uma prostituta de luxo, Marcela.

Livro: Criação

Autor: Gore Vidal.

Comentário: “É um romance histórico sobre um suposto embaixador na corte de Xerxes, na Pérsia, que vive no século quinto A.C e encontra Confúcio. Juntos, circulam pelo mundo”, Mario Sergio Cortella.

Sinopse: Em “Criação”, Gore Vidal reconstrói uma das épocas mais turbulentas e fascinantes da história da humanidade, o século V. a.C. – período em que se conceberam ideias filosóficas, sociais e políticas que mudaram o curso do mundo antigo. O personagem principal de “Criação” é Ciro, neto do profeta Zoroastro. Ciro simboliza, em sua peregrinação, em busca do sentido das coisas e da vida, o único esforço que dignifica o homem: a luta pela Justiça e pela Liberdade.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças