Notícias

CPI da Covid: Nelson Teich afirma que tese da imunidade de rebanho é um erro

O ex-ministro garantiu que a única forma de garantir uma imunização da população é com a vacina, e não com a contaminação em massa


05/05/2021 15h27

Durante depoimento na CPI da Covid nesta quarta-feira (5), o ex-ministro da Saúde Nelson Teich afirmou que a tese defendida pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) da “imunidade de rebanho” não deveria ser adotada no Brasil.

“Tese de imunidade de rebanho é um erro. Imunidade você tem pela vacina”, afirmou o ex-ministro da Saúde.

Leia também: CPI da Covid: "Seria adequado conhecimento maior", diz Teich sobre Pazuello

A tese da “imunidade de rebanho” é quando 80% da população estiver imunizada contra o vírus, os outros 20% também estarão protegidos e a doença não circula mais pela sociedade. Segundo Teich, essa imunidade só é possível com vacina, e não pela infecção em massa.

Após a declaração, o senador Humberto Costa (PT-PE) questionou se o presidente Bolsonaro havia adotado a tese de que a maior transmissibilidade seria melhor para enfrentar a pandemia. Em sua pergunta, citou um estudo da USP (Universidade de São Paulo) que aponta para os erros de estratégia do governo federal.

O ex-ministro alegou não poderia opinar sobre o estudo da USP, pois deveria entender qual a metodologia usada. Mas, ele garantiu que a tese de maior transmissibilidade não foi discutida durante sua gestão no Ministério da Saúde.

Cloroquina

Outro erro, de acordo com Teich, é a recomendação de medicamentos sem eficácia comprovada para pacientes infectados pela Covid-19. Segundo ele, não foram comprovados efeitos positivos em pacientes que tomaram a cloroquina, por exemplo.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças