Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

O distanciamento em ambiente fechados e sem ventilação deve ser maior do que dois metros para prevenir a contaminação pela Covid-19. É o que diz pesquisa Massachusetts Institute of Technology, o MIT.

Nos Estados Unidos, a recomendação de distanciamento nos ambientes fechados é de 1,80 m. Contudo, segundo o estudo, essa distância pode ajudar a conter a propagação de grandes gotas de saliva e secreções que carregam o vírus, mas não é suficiente para proteger de pequenas partículas. Elas ficam suspensas por um longo período no ar.

No Brasil, o distanciamento recomendado pelo Ministério da Saúde é 1,50 m.

Leia também: CPI da Covid convoca Ernesto Araújo, Fabio Wajngarten e representantes de laboratórios

O infectologista Marcos Boulos, professor da USP, diz que não há distância 100%. "Se você estiver em um ambiente restrito, que não tem ventilação, e principalmente em um ambiente em que você tem pessoas que falam alto, cansadas ou espirrando, você precisa ter mais de dois metros para evitar que gotículas de saliva de uma pessoa infectada atinjam outra pessoa", comenta. Ainda segundo o especialista, os locais que mais facilitam a infecção são bares e restaurantes, e cultos religiosos em que as pessoas cantam.

Segundo os cientistas, uma maneira de minimizar os riscos é privilegiar espaços ao ar livre, permitir que o ar circule em ambientes fechados e ficar próximo de portas e janelas, além do uso de máscaras.

Confira reportagem do Jornal da Tarde: