Segundo dados da Organização Pan-Americana de Saúde, quatro em dez brasileiros afirmaram ter aumentado o consumo de álcool durante a pandemia. O aumento do índice resultou no crescimento da procura por ajuda em reuniões dos Alcoólicos Anônimos, que triplicou desde março do ano passado.
Em 2020, de acordo com uma pesquisa da organização, 42% dos entrevistados relataram aumento no consumo da substância. De acordo com o Andre Brooking, psiquiatra da USP, “o álcool leva ao fenômeno chamado de tolerância. Nesse efeito, acontecem ajustes orgânicos, físicos, neurofisiológicos, que levam à pessoa a precisar de uma doses maiores progressivamente.
Leia Também: IR 2021: Posso recorrer a devolução do auxílio emergencial?
Para a presidente dos Alcoólicos Anônimos, Camila Ribeiro de Sene, a pessoa que necessita de ajuda para se livrar do vício precisa admitir que a vida está sendo impactada por ele. “Muitas vezes o seu trabalho ou sua família estão sendo comprometidos. Esse primeiro passo é importantíssimo pra que a pessoa vá procurar ajuda”, comenta.
Segundo especialistas, a falsa sensação de fuga da realidade provocada pelo álcool vem acompanhada de outros problemas que podem ser ainda mais graves. Vão desde distúrbios do sono até episódios de violência. Qualquer questionamento sobre o consumo de bebidas pode ser um alerta de que é preciso buscar ajuda.
Assista à matéria sobre o tema que foi ao ar esta quinta (6) no Jornal da Tarde.
REDES SOCIAIS