Notícias

Publicitários criam página que divulga palavras preconceituosas do vocabulário brasileiro

O objetivo é explicar o significado e a origem das palavras e trocá-las por sinônimos corretos


10/05/2021 16h45

Em 2019, um grupo de publicitários criou uma conta no Instagram chamada Dicionário Consciente, com o objetivo de explicar o significado e a origem de palavras consideradas preconceituosas, trocando por sinônimos corretos.

A página já conta com mais de 13 mil seguidores e os posts apresentam temas ofensivos no linguajar brasileiro, com o intuito de informar e evitá-los.

Palavras como "criado-mudo", que vem da época da escravidão, onde o escravisado era colocado do lado da cama do senhor e tinha a obrigação de ficar imóvel, são explicadas na conta do Instagram e os publicitários deixam a alternativa como "mesa de cabeceira".

Leia também: Doria volta a criticar Bolsonaro enquanto Butantan negocia insumos com Sinovac

Outro post explicou a origem da palavra "judiar" ou "judiação", que é de como o povo judeu foi tratado ao longo da história e ao usá-las o poder da sua origem perde a gravidade, eles trocaram por "maltratar". Além de vocabulário, o Dicionário Consciente também compartilha expressões preconceituosas.

Veja a matéria completa no Jornal da Tarde desta segunda (10):



ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças