Notícias

Gamificação e jogos ajudam na conscientização contra a violência doméstica

Número de abusos domésticos cresceu durante a pandemia; Novo jogo voltado para gestores, profissionais da educação e mulheres auxilia a trabalhar a questão de forma lúdica


10/05/2021 16h07

A pandemia da Covid-19 evidenciou casos de violência contra a mulher em ambiente doméstico. Para conscientizar gestores, profissionais da educação e mulheres sobre o tema, um novo jogo gratuito da ferramenta "Mobi Game" ajuda a identificar formas de violência de forma lúdica.

O Jornal da Tarde da Cultura desta segunda-feira (10) recebeu Ana Paula Arbache, pós-doutora em educação e uma das idealizadoras do projeto. Para ela, a atenção ao ambiente privado de trabalho é essencial.

Leia também: Ministério de Damares apaga a nota em que lamentava as mortes no Jacarezinho (RJ)

“Com a pandemia, uma coisa que era do âmbito privado se tornou muito público, uma vez que as mulheres estão dentro de casa, trabalhando e sem muitos recursos para mostrar essa violência”, explicou Ana.

Arbache afirmou que o novo jogo aborda os diferentes tipos de violência doméstica envolvidas na lei Maria da Penha: Sexual, moral, patrimonial, física e psicológica: “A inteligência artificial do game detectou que a violência moral e psicológica são as que as pessoas menos identificam como violência”.

Saiba mais sobre o jogo na entrevista completa do Jornal da Tarde desta segunda-feira (10):

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças