Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (10), membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmaram que o mundo está num platô de números de casos e de mortes pela Covid-19. Isso significa que os os números estão estabilizados, não estão caindo e nem aumentando. Porém, na avaliação da organização, é um platô bem alto.

“É um platô inaceitavelmente alto, com mais de 5,4 milhões de casos relatados de Covid-19 e quase 90 mil mortes na semana passada", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

O principal motivo para as infecções e mortes pela doença pararem de crescer é a queda de indicadores na Europa e nas Américas. O avanço da vacinação em países como Estados Unidos, Reino Unido e Chile fizeram com que o vírus circulasse menos.

Porém a situação é preocupante na Índia, onde há recordes negativos em relação a pandemia diariamente. A OMS acredita que a variante B.1.617, identificada primeiramente no país em 2020, está sendo classificada como um tipo digno de preocupação global.

Leia também: Europa relaxa medidas restritivas com abertura de escolas, bares e restaurantes

Segundo Soumya Swaminathan, cientista-chefe da OMS, a variante indiana é mais contagiosa e tem características que podem tornar as vacinas menos eficazes, contribuindo para a expansão da pandemia no país de 1,3 bilhão de pessoas.

A preocupação da OMS aumenta quando se analisa o número de pessoas vacinadas no país. Apenas 2% da população recebeu as duas doses do imunizante. Se esse ritmo continuar, pode levar anos até a chegar ao índice de 70 a 80%, gerando uma imunidade geral na população.

Ela ainda lembrou que quanto mais o vírus se replica, se espalha e é transmitido, mais aumenta o perigo de mutações e adaptações, ele pode se tornar resistentes às vacinas.