Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pexels
Pexels

No dia 17 de maio celebra-se o Dia Internacional contra a LGBTfobia. Nesta data, em 1990, a OMS (Organização Mundial da Saúde) deixou de considerar a homossexualidade como uma doença e a retirou da CID (Classificação Internacional de Doenças).

De acordo com relatório feito pelo Grupo Gay da Bahia, em 201935,55%
das mortes de pessoas LGBTQIA + ocorreram na residência da vítima, enquanto 21,58% ocorreram em vias públicas. O relatório também aponta que 329 LGBTs tiveram mortes violentas no Brasil, vítimas da homotransfobia: 297 homicídios (90,3%) e 32 suicídios (9,7%).

A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) aponta que, no ano de 2019, foram confirmadas informações de 124 assassinatos de pessoas trans, sendo 121 travestis e mulheres transexuais e 3 homens trans. Destes, apenas 11 casos tiveram os suspeitos identificados, o que representa 8% dos dados, e somente 7% estão presos.

Também segundo a ANTRA, o Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo. "O Brasil naturalizou um projeto de marginalização das travestis. A maior parte da população trans no país vive em condições de miséria e exclusão social", segundo dossiê feito pela Associação.

Entretanto, a busca pela ampliação da diversidade dentro das empresas aumentou nos últimos anos. Segundo a TransEmpregos, maior e mais antigo projeto de inclusão da população trans no mercado de trabalho, o número de companhias que começaram a abrir vagas de emprego voltadas exclusivamente ao público trans saltou de 11, em 2014, para quase 900 em 2021.

Em relação à pandemia do novo coronavírus, um levantamento feito pela #voteLGBT em parceria com a Box 1824, produzido em junho de 2020, apontou que o maior dano causado para a população LGBTQIA+ no período se relaciona à saúde mental. Para 42,72% este foi o maior impacto, seguido por dificuldades em se adaptar às novas regras de convívio (16,58%); solidão ( 11,74%); falta de fonte de renda (10,62%) e falta de trabalho (7%). 

Leia também: Bolsonaro sobre isolamento social: "Tem alguns idiotas que até hoje ficam em casa"

Jornal da Cultura desta segunda tem participação especial de Cortella e Pondé

Neste dia, políticos e famosos usaram as redes sociais para pedir respeito à população LGBTQIA+. Veja abaixo