Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Um grupo técnico formado a convite do Ministério da Saúde preparou um documento preliminar com orientações sobre o uso de cloroquina, azitromicina, ivermectina e outros medicamentos sem eficácia comprovada contra a Covid-19. O texto desaconselha o uso desses remédios contra o coronavírus.

"Alguns medicamentos foram restados e não mostraram benefícios clínicos na população de pacientes hospitalizados, não devendo ser utilizados, sendo eles: hidroxicloroquina ou cloroquina, azitromicina, lopinavir/ritonavir, colchicina e plasma convalescente. A ivermectina e a associação de casirivimabe + imdevimabe não possuem evidência que justifiquem seu uso em pacientes hospitalizados, não devendo ser utilizados nessa população", afirma o documento.

O documento é intitulado como “Diretrizes Brasileiras para Tratamento Hospitalar do Paciente com Covid-19”. Ele faz parte da elaboração de um protocolo único sobre como os infectados devem ser atendidos nos hospitais. O texto também aborda temas, como intubação, oxigênio e outros cuidados hospitalares.

Agora, o documento será analisado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec). Também será colocado em consulta pública por um período de 10 dias e depois pode vir a ser adotado como uma nova orientação do governo federal sobre o tema.

Mudança na Orientação

Caso o documento for aprovado pela Conitec, será a primeira vez durante a pandemia que o Ministério da Saúde divulgará um documento desaconselhando esses remédios para tratar a Covid-19.

Leia também: Bolsonaro sobre isolamento social: "Tem alguns idiotas que até hoje ficam em casa"

Durante a antigo gestão na pasta, Eduardo Pazuello mudou o protocolo para permitir a prescrição de cloroquina para pacientes com sintomas leves para Covid-19 a pedido do presidente Jair Bolsonaro.

Em depoimento a CPI da Covid, o atual ministro Marcelo Queiroga falou sobre a cloroquina e afirmou que a questão deve ser decidida pela Conitec.