Notícias

Pacientes em situação grave de Covid-19 podem ter redução da massa cinzenta do cérebro

De acordo com estudo publicado na revista Scientific Direct, a área de processamento de informações é afetada pela doença


18/05/2021 16h37

Pesquisadores norte-americanos publicaram um estudo na revista Scientific Direct que evidencia mais consequências da Covid-19 no corpo humano. Eles mostraram como a gravidade da doença provoca redução da massa cinzenta do cérebro, área de processamento de informações.

O estudo envolveu 120 pacientes com problemas neurológicos, 58 deles apresentando Covid-19 aguda. Estes voluntários diagnosticados com a doença tiveram redução nas áreas cinzentas frontal superior e média do cérebro.

Leia mais: Paulo Teixeira é agredido por deputado bolsonarista; assista ao vídeo; Doenças cardiovasculares matam 35% das mulheres no mundo

Clarissa Lin Yasuda, professora e pesquisadora do departamento de neurologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), listou alguns dos sintomas dessa redução: Alteração de comportamento e memória, limitações motoras e alterações cognitivas estão entre eles. 

De acordo com a neuropsicóloga e pesquisadora Lívia Valentin, a reabilitação cognitiva destes pacientes pode ser feita sob orientação médica.

Veja a reportagem completa do Jornal da Tarde desta terça-feira (18):

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças