Notícias

CPI da Covid: Ernesto Araújo diz que não comunicou Bolsonaro sobre carta da Pfizer

Durante depoimento na comissão, ex-ministro alegou que não comunicou presidente por pensar que ele já tinha conhecimento da carta


18/05/2021 15h00

Durante depoimento na CPI da Covid nesta terça-feira (18), o ex-chanceler Ernesto Araújo afirmou que não encaminhou ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a carta na qual a Pfizer oferecia negociação sobre as vacinas. Segundo ele, o motivo para não entregar ao presidente era porque presumiu que ele já tinha sido entregue ao chefe do executivo.

“Presumia que o presidente da República já soubesse da carta”, afirmou o ex-ministro de Relações Exteriores.

Leia também: "Jamais promovi nenhum atrito com a China", diz Araújo na CPI da Covid

A declaração de Araújo aconteceu após ser questionado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP). O ex-ministro justificou seu comportamento pelo fato de Bolsonaro estar copiado no e-mail que a Pfizer enviou para a Embaixada do Brasil em Washington, capital dos Estados Unidos.

A farmacêutica teria enviado a carta oferecendo negociação sobre vacinas para a Embaixada Brasileira e copiado a presidente.

Propostas da Pfizer

Em depoimento à CPI da Covid na última quinta (13), o gerente-geral da Pfizer na América Latina, Carlos Murillo afirmou que, o Brasil não respondeu no ano passado ofertas de contratos apresentados pela empresa que previam 1,5 milhão de doses da vacina ainda em 2020.

O executivo da Pfizer explicou que a empresa apresentou, em agosto, três propostas para o governo. As três previam um contrato de 30 milhões de doses ou de 70 milhões de doses. Depois foram feitas novas propostas no mês de novembro. A partir de então, todas as ofertas só se referiam a 70 milhões de doses. Em todas as propostas, a farmacêutica ficou sem resposta do Brasil.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças