Segundo dados de uma pesquisa do Instituto Datafolha publicada na noite da última segunda-feira (18) no site da Folha de S. Paulo, 91% dos brasileiros pretendem se vacinar contra a Covid-19 ou já se vacinaram. Outros 8% não pretendem se imunizar nem receberam a vacina e 1% não opinou.
Os dados mostram um crescimento na adesão à vacina. Na pesquisa feita em dezembro, 73% pretendiam ser imunizados. O número subiu para 81% em janeiro e para 89% em março. O levantamento ainda mostra que entre os favoráveis à imunização, 25% receberam pelo menos uma das doses. Em março eram apenas 5%.
A parcela dos que não querem receber o imunizante é minoritária em todos os segmentos avaliados. A pesquisa aponta, entretanto, que o grupo representa "os índices mais altos entre os que sempre confiam nas declarações do presidente Jair Bolsonaro (14%) e entre os que dizem não fazer isolamento social e viver normalmente (21%)".
O levantamento foi realizado nos dias 11 e 12 de maio e ouviu 2.071 pessoas de forma presencial em 146 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Leia também: CPI da Covid ouve ex-ministro Eduardo Pazuello nesta quarta-feira (19); Veja tudo sobre o depoimento de Ernesto Araújo à CPI da Covid nesta terça (18)
REDES SOCIAIS