Notícias

Pazuello relata como foi a gestão de crise em Manaus

Em fevereiro deste ano, a capital amazonense viveu um colapso no sistema de saúde, com superlotação de leitos de UTI e falta de oxigênio para tratar casos de Covid-19


19/05/2021 10h30

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello depõe nesta quarta-feira (19) à CPI da Covid. Ele foi o terceiro titular da pasta no governo Jair Bolsonaro e permaneceu no cargo por 10 meses.

Em sua fala inicial, Pazuello relatou como foi a gestão de crise em Manaus. "No começo de 21 fomos expostos a um desafio maior do que qualquer um poderia esperar. Vi e vivi o impacto somatório de dois fatores: o surgimento de uma nova e mais agressiva variante do coronavírus e o colapso da rede de saúde de Manaus, o que resultou em milhares de mortes em um curto espaço de tempo", disse.

O ex-ministro afirma que antecipou-se aos fatos e, no final de dezembro, tomou a decisão de destacar uma equipe do Ministério da Saúde para avaliar in loco a realidade da situação em Manaus e propor medidas de apoio. "Mesmo antes de conhecermos a profundidade real dos fatos, decidi deslocar imediatamente o gabinete do Ministério juntamente com todos os secretários nacionais de Saúde para Manaus, e de lá, prestarmos todo o apoio possível ao governo do estado e ao município", explica.

"A crise sanitária de Manaus nos levou a montar as maiores operações logísticas e emergenciais já realizadas na história. Graças ao apoio incondicional da força aérea brasileira foram transportados 1,6 milhões de metros cúbicos de oxigênio e equipamentos nos permitindo estabilizar o fornecimento de oxigênio em seis dias. Simultaneamente, foi estabelecida uma ponte aérea para efetuar a remoção de pacientes hospitalizados com Covid-19 de Manaus para várias cidades do Brasil", finaliza o ex-ministro.

Acompanhe ao vivo a sessão desta quarta-feira (19) da CPI da Covid:

Leia também: Pazuello define missão ao assumir ministério: "trocar a roda com o carro andando"Governo agiu de forma rápida mesmo enquanto não se falava em imunizantes, diz Pazuello

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças