O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello depõe nesta quarta-feira (19) à CPI da Covid. Ele foi o terceiro titular da pasta no governo Jair Bolsonaro e permaneceu no cargo por 10 meses.
O relator Renan Calheiros questionou o convocado sobre a tese de "Imunização de rebanho", no qual a imunização da população poderia ser feita não só com a vacinação, mas também com a contaminação em massa do vírus e a imunidade natural por parcela da população.
A resposta de Pazuello foi: "A tese é real, agora o que tem de novidade, que faz a tese não ser plena é não saber o grau da profundidade dos anticorpos que serão criados [da Covid-19]. Que você tem uma possibilidade de ter uma imunidade a partir de várias pessoas não há dúvidas, mas como a gente não sabe como isso se comporta ao Coronavírus, você não pode simplesmente achar que a partir da contaminação todos estão protegidos. Não pode estar apoiado apenas nesta tese, tem que partir para a imunização com vacinação".
Leia também: "Realmente não tenho conhecimento", diz Pazuello sobre função da cloroquina; "Não tive assessoramento de grupo de médicos", diz Pazuello à CPI
Para terminar, o ex-ministro da Saúde disse que em hipótese alguma o Ministério da Saúde levantou essa tese como estratégia para evitar o aumento da contaminação da Covid-19.
Veja a sessão AO VIVO:
REDES SOCIAIS