Notícias

Imigrantes cruzam Marrocos e nadam até território espanhol de Ceuta, no norte da África

Cerca de oito mil pessoas, incluindo famílias inteiras e crianças desacompanhadas, se arriscaram em busca de melhores condições de vida


19/05/2021 17h36

Cerca de oito mil imigrantes, incluindo famílias inteiras e crianças desacompanhadas, cruzaram o Marrocos e nadaram até o território espanhol de Ceuta, no norte da África, em busca de melhores condições de vida.

Exaustos depois de nadar pelo mediterrâneo, correr e escalar uma cerca dupla na fronteira, muitos passaram a noite em um depósito superlotado sob o olhar da polícia espanhola.

Leia Também: Com avanço da vacinação e queda de casos, França reabre parte da economia

Os enclaves espanhóis de Ceuta nas proximidades de Melilla, na costa norte do Marrocos, há algum tempo atraem os migrantes africanos que tentam chegar à Europa em busca de uma vida melhor. No entanto, o número deles incluiu cerca de 1.500 menores, entre eles alguns bebês.

De acordo com a guarda civil, crianças que chegaram até a praia foram auxiliadas e entregues às famílias. A Espanha devolveu cerca de quatro mil pessoas para o território do Marrocos, mas havia muitos menores desacompanhados que a lei espanhola determina que devam ser cuidados pelas autoridades.

Leia Também: A carga da pandemia para quem trabalha nos crematórios da Índia

Os migrantes chegaram depois que o governo do Marrocos afrouxou os controles de fronteira em meio a uma discussão diplomática sobre a disputada região do Saara Ocidental, criando uma crise humanitária para Ceuta. O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, disse que o país está agindo para restaurar a ordem. Ele chamou a situação de uma “crise grave” para a Espanha e a Europa e enviou militares para a fronteira marroquina para reforçar as forças de segurança.

Assista à matéria que foi ao ar esta quarta-feira (19) no Jornal da Tarde.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças