Notícias

Câmara dos Deputados aprova MP que viabiliza privatização da Eletrobras

Estatal é responsável por 30% da energia gerada no país; MP segue agora para o Senado


20/05/2021 09h35

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (20) a Medida Provisória 1031/21 que viabiliza a privatização da Eletrobras. A estatal é responsável por 30% da energia gerada no país. A MP segue agora para o Senado. 

A desestatização permite a emissão de novas ações da Eletrobras que poderão ser vendidas sem a sua participação. Desta forma, a União perde seu controle acionário de voto, mas terá uma golden share para poder vetar decisões e evitar que acionistas detenham mais de 10% do capital votante da empresa. 

O relator da MP, o deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), incluiu algumas exigências que o governo deve seguir. Entre elas, "a contratação de energia de reserva de termelétricas movidas a gás natural em montante equivalente a 1.000 MW em estado do Nordeste que ainda não tenha gasoduto e outros 5 mil MW nas regiões Norte e Centro-Oeste". 

Elmar Nascimento também incluiu nas exigências a prorrogação de mais 20 anos dos contratos do Programa de Incentivos às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa). 

Leia também: Auxílio Emergencial: Beneficiários do Bolsa Família com NIS final 3 recebem 2ª parcela; Pazuello volta a ser ouvido pela CPI da Covid nesta quinta-feira (20)

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças