Notícias

Pazuello diz que falta de oxigênio em Manaus é de responsabilidade da secretaria de Saúde do AM

Declaração foi dada na sessão desta quinta-feira (20) da CPI da Covid


20/05/2021 10h30

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello volta, nesta quinta-feira (20), à CPI da Covid. A sessão teve início na manhã de ontem (19), mas devido à agenda do Senado, precisou ser suspensa. Ainda faltavam mais de 20 senadores inscritos na fila para discursar e questionar Pazuello.

O ex-ministro e general foi o terceiro titular do Ministério da Saúde no Governo Bolsonaro, e deixou a pasta há cerca de dois meses.

Durante o início da sessão nesta manhã, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) levantou a seguinte questão a Pazuello: "A quem o senhor atribui a falta de oxigênio em Manaus?", que o respondeu da seguinte forma:

"Somos abastecidos pelas informações das secretarias estaduais. Fica claro para mim que a preocupação com o acompanhamento do oxigênio não era foco da secretaria de Saúde do AM. No próprio plano de contingência não apresentava nenhuma medida quando a oxigênio. A empresa White Martins já vinha consumindo a sua reserva estratégica e não fez sua posição de uma forma clara desde o início. Se a Secretaria de Saúde tivesse acompanhado de perto, teria descoberto que estava sendo consumido uma reserva estratégica".

Braga rebate que a responsabilidade pública não é da empresa. Por fim, Pazuello afirma que a responsabilidade é da secretaria estadual de Saúde: "A responsabilidade é da secretaria do Amazonas", diz o ex-ministro.

Assista a sessão AO VIVO:

Leia também: Câmara dos Deputados aprova MP que viabiliza privatização da EletrobrasPazuello volta a ser ouvido pela CPI da Covid nesta quinta-feira (20)

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças