O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello volta, nesta quinta-feira (20), à CPI da Covid. A sessão teve início na manhã de ontem (19), mas devido à agenda do Senado, precisou ser suspensa. Ainda faltavam mais de 20 senadores inscritos na fila para discursar e questionar Pazuello.
O ex-ministro e general foi o terceiro titular do Ministério da Saúde no Governo Bolsonaro, e deixou a pasta há cerca de dois meses.
Durante o início da sessão nesta manhã, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) levantou a seguinte questão a Pazuello: "A quem o senhor atribui a falta de oxigênio em Manaus?", que o respondeu da seguinte forma:
"Somos abastecidos pelas informações das secretarias estaduais. Fica claro para mim que a preocupação com o acompanhamento do oxigênio não era foco da secretaria de Saúde do AM. No próprio plano de contingência não apresentava nenhuma medida quando a oxigênio. A empresa White Martins já vinha consumindo a sua reserva estratégica e não fez sua posição de uma forma clara desde o início. Se a Secretaria de Saúde tivesse acompanhado de perto, teria descoberto que estava sendo consumido uma reserva estratégica".
Braga rebate que a responsabilidade pública não é da empresa. Por fim, Pazuello afirma que a responsabilidade é da secretaria estadual de Saúde: "A responsabilidade é da secretaria do Amazonas", diz o ex-ministro.
Assista a sessão AO VIVO:
Leia também: Câmara dos Deputados aprova MP que viabiliza privatização da Eletrobras; Pazuello volta a ser ouvido pela CPI da Covid nesta quinta-feira (20)
REDES SOCIAIS