Notícias

Eleições 2022: Lula venceria Bolsonaro em segundo turno com 45% dos votos, segundo levantamento

Dado é da mais recente pesquisa EXAME/IDEIA publicada nesta sexta-feira (21)


21/05/2021 10h55

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria o presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2022 em um eventual segundo turno com 45% das intenções de voto, contra 37% de Bolsonaro. Os dados são da mais recente pesquisa EXAME/IDEIA  publicada pelo site da revista Exame nesta sexta-feira (21).

A pesquisa é a primeira que ocorre após Lula confirmar em entrevista à revista francesa Paris Match que será candidato contra Bolsonaro em 2022. O levantamento ouviu 1.200 pessoas entre os dias 19 e 20 de maio.

Lula venceria Bolsonaro no Sudeste com 47% dos votos contra 38% de Bolsonaro. O petista também venceria no Nordeste, com 50% contra 35%. No Norte, Sul e Centro-Oeste, o atual presidente levaria a melhor. Com 64% X 25%; 45% X 26% e 42% X 34% respectivamente. 

O levantamento usou dois tipos de sondagem. No primeiro, não apresentou candidatos e Lula apareceu com 19% das intenções de voto e Bolsonaro com 17%. Em seguida aparecem Ciro Gomes (4%); Sergio Moro (2%) e João Doria (2%). Os dados mostram que 46% dos entrevistados não sabem em quem votar.

Na segunda sondagem, a pesquisa sugeriu Lula, Bolsonaro e uma terceira opção. O petista vence em todos os cenários. Sergio Moro foi o nome que apareceu com melhor chance de disputar o pleito contra os outros dois candidatos. Ele somou 18% das intenções de voto.

Leia também: São Paulo reabre nesta sexta-feira postos de vacinação contra a Covid-19 em drive-thrus; Governo ignorou 10 emails da Pfizer sobre vacinas em um mês, segundo jornal


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças