Pessoas com doenças crônicas neurológicas foram íncluídas no grupo que faz parte do público-alvo da vacinação contra a Covid-19. A inclusão na lista de comorbidades foi realizada na última quinta-feira (20).
Portadores de doenças cerebrovascular (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico, ataque isquêmico transitório e demência vascular), doenças neurológicas crônicas que impactem na função respiratória, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, e indivíduos com deficiência neurológica grave, paralisia cerebral, esclerose múltipla, ou condições similares, já podem se vacinar contra o vírus no país.
Na atualização do Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação também constam agora a vacina da Pfizer/BioNTech e novas recomendações para vacinação de gestantes e puérperas.
O Ministério da Saúde orienta que sejam vacinadas apenas grávidas com comorbidades. Além disso, a aplicação da vacina AstraZeneca nesse público está suspensa por recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para as mulheres que fazem parte do grupo e que receberam o imunizante, a pasta recomenda que aguardem o fim da gestação e do período puerpério para tomarem a segunda dose da mesma vacina.
Leia também: “Pazuello surpreendeu por não ficar calado”, diz cientista política; Juliette menciona a importância da máscara PFF2 e número de buscas cresce em menos de 24h
REDES SOCIAIS