Notícias

Durante a pandemia, houve redução de mais de 26% na adoção do Brasil

Em 2020, no estado de São Paulo, a queda foi ainda maior, de 43%, segundo dados do CNJ


25/05/2021 15h00

O Dia Nacional da Adoção (25 de maio) é uma data para refletir sobre o tema e tentar aumentar a fila de pessoas que querem adotar e diminuir o número de crianças e adolescentes que precisam de um lar.

Maria Estela, hoje com 78 anos, motivou um decreto que mudou a realidade de pessoas adotadas no país. A lei foi assinada em 1957, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, pai de Estela, e dava aos filhos adotivos os mesmos direitos de filhos biológicos.

Hoje o sistema de adoção no Brasil passa pelas barreiras impostas pela pandemia. "Foram inúmeros os casos de pretendentes à adoção que faleceram, várias famílias se dissolveram, casais que antes pretendiam adotar juntos, agora não pretendem mais porque a família não existe mais", afirma Saulo Amorim, advogado e membro do observatório nacional da adoção.

De acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em todo país houve redução de mais de 26% na concessão de sentenças de adoção. Em 2020, no estado de São Paulo, a queda foi ainda maior, de 43%.

Lançado em 2017, o programa "Adota um Boa Noite" do Tribunal de Justiça de São Paulo, tem o objetivo de estimular a adoção de crianças e jovens com mais de 8 anos ou que tenham deficiência.

"É mostrando quem são essas crianças, colocando para a sociedade essa possibilidade e reflitam e eventualmente concluam que o sonho de ser pai ou mãe vai ser adotando uma criança com mais de 10 anos", afirma Iberê Dias, juiz da segunda vara da infância e juventude de Guarulhos.

Leia também: Mayra contradiz Pazuello sobre momento em que ministério soube da falta de oxigênio no AMSão Paulo registra madrugada mais fria do ano nesta terça-feira (25)

Veja a matéria completa no Jornal da Tarde desta terça-feira (25)



ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças