Relação entre tabagismo e Covid-19 pode ser perigosa
Luiz Maltoni, da Fundação Câncer, aponta um aumento de três a quatro vezes no número de internações e óbitos entre tabagistas
26/05/2021 16h53
O Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado na data de 31 de maio, abre debates de associações médicas para um alerta sobre a relação entre tabagismo e Covid-19.
De acordo com Luiz Maltoni, da Fundação Câncer, o risco de gravidade do novo coronavírus entre tabagistas é maior. “A associação Covid e tabaco, eu diria que é uma associação catastrófica. Não só o risco de gravidade da Covid em quem é tabagista é muito maior do que na população que não fuma, assim como o risco de ela se tornar uma infeção pelo Covid muito mais grave aumentando em três a quatro vezes o número de internações em terapia intensiva e número de óbitos”, afirma Maltoni.
Leia mais: Quer trocar de plano de saúde? Saiba como fazer a portabilidade de carências; Peças arqueológicas são encontradas durante obras de restauração do Museu do Ipiranga
Para Ricardo Meirelles, da Comissão de Combate ao Tabagismo, este é o momento oportuno para aqueles que querem se livrar do vício. ”É difícil parar de fumar, mas não é impossível, e esse é o momento certo para que as pessoas possam pensar e dar o primeiro passo para que consigam parar de fumar.”
Veja a reportagem completa na edição desta quarta-feira (26) do Jornal Da Tarde:
REDES SOCIAIS