Notícias

Nível do Rio Negro sobe e bate recorde histórico em Manaus

De sábado (29) para domingo (30), o nível subiu para 29,97 centímetros e igualou o recorde de 2012


30/05/2021 14h50

Neste domingo (30), o Rio Negro, em Manaus, alcançou a marca de 29,97 metros e a cheia deste ano ano se igualou ao recorde histórico de 2012. O Jornal da Cultura de ontem mostrou que faltavam apenas dois centímetros para a marca ser alcançada.

Devido a cheia do rio, comerciantes, pedestres e veículos do centro de Manaus precisaram arrumar espaço para lidar com a água que invade ruas e avenidas históricas. Dos 62 municípios do Amazonas, 58 foram afetados pela cheia. Em Anamã, por exemplo, pacientes do hospital precisaram ser transferidos para uma balsa.

Mesmo com o recorde, a cheia já era esperada. O fenômeno está sendo mais recorrente nos últimos anos. Das 11 maiores cheias enfrentadas na capital nos últimos 100 anos, sete ocorreram desde 2009 para cá. O principal motivo são as fortes chuvas que caíram em toda bacia do Rio Negro.

Mas, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) publicou um artigo científico em parceria com a Universidade de Leets, do Reino Unido, sobre as cheias no Amazonas e alegou que as chuvas são reflexos das mudanças climáticas.

Leia também: Brasil registra 78.352 novos casos e 1.971 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas

"No período de 1990 a 2015, o Atlântico estava aquecido, enquanto o Pacífico Equatorial estava em um esfriamento. Então, essa diferença na pressão atmosférica nos dois oceanos intensificou aquela circulação atmosférica, trazendo mais nuvens, mais chuva e, consequentemente aumento das cheias”, diz a pesquisa.

A pesquisa também leva em consideração fatores humanos, como o aumento na emissão de gases do efeito estufa.

A cheia deve impactar mais de 400 mil pessoas em todo estado. Em 25 municípios estão em situação de emergência e muitas famílias precisaram ser retiradas das suas casas, que foram completamente inundadas.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças