Notícias

Anvisa estabelece novas regras para alimentos integrais

A novidade tem como base dois critérios e entrará em vigor a partir de 2022


31/05/2021 15h05

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estabeleceu novas regras para os alimentos integrais. A partir de 2022, para serem identificados como alimentos integrais, os produtos alimentícios à base de cereais precisarão obedecer a dois critérios: a quantidade de ingredientes integrais tem de ser superior à de ingredientes refinados e, pelo menos 30% de todos os ingredientes devem ser integrais.

As novas regras fazem parte de uma resolução da Anvisa publicada no final de abril. Entre os alimentos considerados na resolução estão farinhas, massas, pães, biscoitos e cereais matinais.

O consumidor deve prestar atenção na lista de ingredientes que fica atrás do pacote. Segundo a nutricionista Rosana Rossi, o que tem em maior quantidade, vem em primeiro. Já o que tem em menor quantidade, vem na sequência. Ou seja, é em ordem decrescente.

"Se você pega uma preparação e tem lá: farinha branca primeiro, a farinha refinada, depois a integral, significa que tem mais farinha branca do que integral", exemplifica.

Assista a reportagem do Jornal da Tarde desta segunda-feira (31):

Leia também: Pfizer entregará 2,4 milhões de doses da vacina contra Covid-19 na primeira semana de junhoVacinação em massa contra Covid-19 reduz mortes pela doença em 95%, mostra estudo em Serrana

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças